Planos de Saúde:
Perguntas e Respostas mais Freqüentes

O que é um Plano de Saúde?
- Contrato que garante a cobertura de custos (gastos) com assistência médica, hospitalar e ambulatorial, a ser prestada pela Rede Assistencial, em conformidade com a lei 9.656/98 aos usuários devidamente inscritos.

Como posso contratar um plano de saúde?
- Solicitando um corretor de seguros através de pesquisa pessoal ou pedindo referência a conhecidos. Existe regulamentação que impõe normas de direitos e responsabilidades ao agente representante que o ajudará no preenchimento do contrato.

A partir de quando já tenho direito a utilização do plano?
- Segundo a lei que regulamenta o setor de planos de saúde os direitos por parte das operadoras se iniciam a partir de 24 horas da assinatura e aprovação do contrato, e este atendimento ao princípio fica restringido aos acidentes pessoais e urgências - emergências acontecidos após esse tempo e não relacionados a problemas de saúde anteriores. Mesmo se tratando de um direito garantido por lei há restrições de tempo e procedimentos que devem ser cuidadosamente lidos no contrato.

Como a operadora do plano de saúde terá conhecimento de meus problemas de saúde anteriores?
- No momento da assinatura e preenchimento do contrato deverá declarar todas as doenças e procedimentos médicos acontecidos até esse momento, sob pena, no futuro, se não for verídico, o cancelamento do contrato e ressarcimentos de despesas feita pela operadora do plano. Dependendo do tipo de plano e da idade do novo conveniado, este poderá ter uma avaliação médica em local e horário estipulado pelo empresa de assistência médica antes do contrato ser aceito.

Existe plano de saúde que não exija prazos de carências (tempo em meses de permanência para ter direito a certos procedimentos médicos)?
Não existe plano de saúde de empresa privada que atenda de imediato todos os procedimentos médicos a partir da assinatura do contrato. O objetivo de dividir as despesas médicas de alto valor para uns poucos com dinheiro arrecadado de mensalidades de valores bem menores de muitos deixaria de existir; quem não estivesse doente, simplesmente pararia de pagar e adquiriria um plano novamente só em caso de doença.

Contratando hoje um plano de saúde, posso adiantar as mensalidades para ter direito a procedimentos médicos que exigem tempo de permanência de vários meses?
- Não conheço plano de saúde ou seguro médico que aceite fazer este tipo de pagamento. Com certeza que desse modo poucos conveniados haveriam de ter o incentivo de pagar as mensalidades na data do vencimento e as empresas do ramo de convênios médicos iriam à falência.

Há despesas não cobertas pelo plano de saúde?
Essas despesas não cobertas variam de acordo ao plano. Mas, há despesas específicas não cobertas por nenhum plano de empresa privada como inseminação artificial, tratamentos experimentais, casos de cataclismos, guerras, etc. Todos os contratos das diferentes operadoras trazem em forma clara a relação dessas despesas não cobertas.

Vou ter direito a remoção (utilização de ambulância)?
Esta é uma despesa coberta de forma diferente pelos planos de saúde. Há que prestar atenção aos termos "remoção inter-hospitalar" (somente de hospital para hospital), "remoção decorrente de evento coberto pelo contrato", "somente por critério médico", etc., que o corretor de seguros vai esclarecer de acordo com o plano que você está contratando.

O que é doença preexistente?
-São aquelas lesões ou doenças existentes no momento de ser incluído no contrato. Em tais condições, obrigatoriamente, haverá uma clausula que vai exigir maior permanência no plano para ter direito a cobertura de eventos cirúrgicos e procedimentos de alta complexidade diretamente relacionada com essa doença. Nestes casos, o prazo de carência (permanência no plano) nunca será maior que 24 meses.

O que é doença crônica?
-É toda doença ou lesão que atinge estado prolongado ou irreversível, sujeita ao aparecimento de complicações e períodos de manifestação aguda dos sintomas. Exemplos: diabetes em estado avançado, câncer, insuficiência grave do coração, etc.

O que são doenças congênitas?
-São doenças e/ou deformidades com a qual a pessoa nasce e com manifestações aguda dos sintomas a qualquer tempo.

O que é reembolso de despesas médicas?
-É a restituição ao usuário do plano de saúde de despesas médicas efetuadas por ele desde que especificados em contrato e dentro de limites financeiros. Acontece geralmente quando o usuário não utiliza a rede indicada de atendimento; ele paga a despesa com o seu dinheiro e pede de volta os valores, ou parte dele, à operadora do plano de saúde.

Planos de Saúde Para São Paulo Corretores de Planos

Tabelas de Preços:
Planos em São Paulo SP

Ameplan Saúde
Classes Laboriosas
Greenline Saúde
Trasmontano
São Cristóvão
Santamália Saúde
Tranmontano III Idade

Planos Odontológicos
Amil Dental
SulAmérica Odonto

Planos para Empresas
Amil Saúde
Ameplan Saúde
Bradesco Saúde
Caixa Seguros
Classes Laboriosas
Greenline Saúde
Lincx Saúde
Intermédica / NotreDame
Inter / Notre - Grande SP
Marítima Seguros
Next Seisa
NotreDame / Intermédica
One Health
Porto Seguro Saúde
São Cristóvão
Santamália
SulAmérica Empresas I
SulAmérica Empresas II
SulAmérica Empresas III
Trasmontano Empresas
Unimed Seguros
Central Nacional Unimed


Dental - Empresas
Amil Dental
Dentalpar
SulAmérica Odontológico
Uniodonto

Planos de Saúde por
Adesão para Sindicatos,
profissionais liberais
e Entidades de Classe
SulAmérica - Abraguardas
SulAmérica - ACRESP
SulAmérica - ADPESP
SulAmérica - AEPESP
SulAmerica - AFB
SulAmérica - AFPESP
SulAmérica - AIPESP
SulAmérica - APESP
SulAmérica - APEOESP
SulAmérica - APCD
SulAmérica - APM
SulAmérica - CECOMÉRCIO
SulAmérica - CORECON-SP
SulAmérica - CRC SP
SulAmérica - CREF-4-SP
SulAmérica - CRFa2-SP
SulAmérica - CRMV
SulAmérica - CRN-3
SulAmérica - CRA/SAESP
SulAmérica - CRQ
SulAmérica-FECOMERCIÁRIO
SulAmérica - FECOMERCIO
SulAmérica - MÚTUA
SulAmérica - SEESP Enf.
SulAmérica - SEESP
SulAmérica - SIMPI
SulAmérica - SINBIESP
SulAmérica - SINDCONT
SulAmerica - SINFAR
SulAmérica - SINPSI
SulAmérica - SINSSP
SulAmérica - UBES
SulAmérica - UNE
Voltar: Planos de Saúde

2006© Direitos Reservados